Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE aprova com ressalvas contas de campanha do prefeito de Denise-MT

    Por unanimidade, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso aprovou com ressalvas as contas de campanha, referentes às Eleições de 2012 do prefeito do município de Denise/MT, Pedro Tercy Barbosa. Também pela aprovação com ressalvas foi o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.

    Com a decisão proferida nesta terça-feira (19/11), o Pleno do Tribunal reformou a sentença expedida pelo Juízo da 13ª Zona Eleitoral, que havia desaprovado as contas do candidato eleito, por apresentar algumas irregularidades, entre elas: doação estimada em dinheiro sem avaliação de mercado e nota fiscal respectiva e atraso na abertura de conta corrente após a obtenção do CNJP de campanha.

    O relator do recurso, o juiz membro, Pedro Francisco da Silva explicou em seu voto que o candidato recebeu 14 doações estimadas em dinheiro e em apenas uma delas não foi apresentada a avaliação de mercado e nota fiscal respectiva. “Houve, entretanto, a emissão de recibo eleitoral. Essa doação, inclusive, corresponde a menos de 10% do total arrecado”.

    Quanto ao atraso na abertura da conta corrente após a obtenção do CNPJ de campanha, o relator destacou que há nos autos, provas que o candidato só arrecadou recurso e efetuou gastos após a abertura da conta. “Neste caso, o atraso na abertura da conta configurou mera irregularidade formal”.

    O juiz membro, Pedro Francisco, ressaltou que as contas devem ser aprovadas com ressalvas, quando verificadas falhas que não lhes comprometam a regularidade. “As irregularidades encontradas na prestação de contas do prefeito não têm o condão de impedir a regular análise da origem dos recursos arrecadados e do destino das despesas efetuadas”.

    Por fim, o Pleno deu parcial provimento ao recurso interposto pelo prefeito para aprovar com ressalvas suas contas de campanha.

    • Publicações4539
    • Seguidores284516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-aprova-com-ressalvas-contas-de-campanha-do-prefeito-de-denise-mt/112119914

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)