Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Partidos tem até 14 de abril para enviar lista de eleitores filiados

    Os Diretórios municipais e regionais dos partidos políticos têm até a próxima quinta-feira, 14 de abril, para enviar à Justiça Eleitoral a relação de eleitores filiados. A entrega deverá ser feita de forma eletrônica, por meio de sistema próprio desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    A exigência está prevista no artigo 19 da Lei 9.096, conhecida como lei dos partidos políticos. A legislação determina que na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano, o partido, por seus órgãos de direção municipais, regionais ou nacional, deverá remeter, aos juízes eleitorais, a relação dos nomes de todos os seus filiados, da qual constará a data de filiação, o número dos títulos eleitorais e das seções em que estão inscritos. A Justiça Eleitoral faz uso dos dados para arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos.

    Desde 2010, o Tribunal Superior informatizou o procedimento de entrega da lista de filiados, que passou a ser totalmente eletrônico e realizado através de um sistema disponível no endereço http://filiaweb.tse.gov.br, onde também é possível consultar a relação de filiados das agremiações partidárias.

    Após a entrega das relações de filiados, o TSE fará o processamento das informações identificando as possíveis duplicidades. A relação com os erros detectados será devolvida aos partidos, via sistema, a partir do dia 19 de abril.

    Partidos e eleitores que foram identificados com alguma irregularidade na filiação partidária terão até o dia 9 de maio para justificar ou corrigir os erros detectados pela Justiça Eleitoral.

    Os diretórios municipais que tiverem dúvidas sobre o manuseio do sistema devem procurar os respectivos cartórios eleitorais. Os diretórios regionais (estaduais) devem contatar a seção de cadastro e direitos políticos do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, por meio do telefone (65) 3362 8047.

    • Publicações4539
    • Seguidores284514
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partidos-tem-ate-14-de-abril-para-enviar-lista-de-eleitores-filiados/2643003

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)