Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Biometria: 12 mil eleitores poderão ter título cancelado

    Com a conclusão dos trabalhos da revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos nos municípios de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Acorizal, Ponte Branca, Nossa Senhora do Livramento, Vale do São Domingos e Jangada, cerca de 12 mil eleitores poderão ter o título cancelado nesses sete municípios.

    O cancelamento acontecerá em virtude do não comparecimento aos trabalhos da Justiça Eleitoral.

    A cidade de Jangada será aquela que poderá ter o maior número de baixa no eleitorado. Dos 6.296 eleitores, apenas 4.553 compareceram ao processo de revisão, iniciado em outubro de 2011. O cancelamento poderá atingir cerca de 26% da população inscrita antes do início dos trabalhos.

    Logo após vem a cidade de Nossa Senhora do Livramento. Dos 10.898 eleitores cadastrados, somente 8.519 compareceram ao posto de revisão, instalado na Câmara Municipal. Apesar do número de títulos cancelados atingir 23% do eleitorado anteriormente cadastrado no município, o total de eleitores da cidade poderá ficar próximo aos 10 mil, pois durante o processo de revisão, mais de 1 mil eleitores se inscreveram para votar na região. Desses, 414 foram novos eleitores e 654 eleitores transferiram o título para o município.

    Em Santo Antônio do Leverger o número de eleitores que poderão ter os títulos cancelados pode atingir 3.185. Da mesma forma, o impacto será amenizado pelas 1002 transferências de domicílio eleitoral para aquele município e, ainda, pelos 553 novos eleitores que foram cadastrados durante o período de revisão.

    No municio de Ponte Branca, que possuía 1.614 eleitores, apenas 205 não compareceram à convocação da Justiça Eleitoral. Apenas um novo eleitor se manifestou para votar na cidade, solicitando transferência do título durante o procedimento de revisão.

    Em Chapada dos Guimarães, que possuía um eleitorado de 13.888 eleitores, 2.722 eleitores não compareceram à revisão e podem ter o título cancelado. Em Acorizal os números apontam para a possibilidade de 1.209 cancelamentos e no município de Vale do São Domingos, 652.

    O resultado do trabalho passará ainda pela análise do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que em votação homologará as listas com os nomes dos eleitores que terão o título eleitoral cancelado.

    O eleitor que não compareceu à revisão deve buscar o cartório eleitoral para regularizar seu título eleitoral e assim evitar o cancelamento.

    Em todos os municípios a Justiça Eleitoral superou a meta de atender 80% do eleitorado.

    • Publicações4539
    • Seguidores284517
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/biometria-12-mil-eleitores-poderao-ter-titulo-cancelado/3004109

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)