Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidores do TRE abraçam campanha contra o câncer de mama

    Engajados na luta contra o Câncer de Mama, servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso prepararam para a próxima sexta-feira (19/10) um evento educativo, dentro do TRE, como parte da campanha "Outubro Rosa". A iniciativa é da Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Assistência Médica e Social, e de servidores que atuam como voluntários da associação "MT Mamma Amigos do Peito".

    O objetivo é contribuir para a conscientização das mulheres para os exames preventivos, que podem detectar a doença no estágio inicial, aumentando assim as chances de cura.

    A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2012 no Brasil é de que sejam registrados 52.680 novos casos de câncer de mama, o que representa um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar de ser uma doença com alta chance de cura se detectada precocemente, o câncer de mama ainda representa uma das maiores causas de morte de mulheres no mundo.

    Panfletos e orientações sobre prevenção da doença

    O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é realizado em todo o mundo e tem por objetivo estimular a participação da população, empresas, instituições públicas e entidades na luta contra o câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença.

    Na manhã do dia 19 os servidores e servidoras serão recepcionados, no térreo do prédio do TRE, com a distribuição de materiais educativos contendo orientações para a prevenção ao câncer de mama, camisetas da campanha e mostra de produtos confeccionados por voluntários e mulheres assistidas pela entidade MT Mamma. Os produtos estarão à venda para arrecadação de recursos em prol da manutenção da associação. Pequenos laços da cor rosa, símbolo da campanha, em formato de broches, também serão distribuídos no evento. Os produtos e panfletos orientativos também serão expostos no restaurante do Tribunal.

    De acordo com a servidora do TRE e voluntária da associação, Neide Arantes, além da conscientização de todos para a importância da prevenção do câncer de mama, o evento tem por objetivo conquistar mais voluntários e colaboradores para a causa.

    No local do evento estará disponível ficha cadastral para quem desejar ser um voluntário do MT Mamma ou colaborador por débito automático pela conta nº 43.409-04 Agência 3499-1 do Banco do Brasil, em nome da Associação de Trabalhadores Voluntários Contra o Câncer de Mama de Mato Grosso.

    Conheça o MT Mamma Amigos do Peito

    O MT Mamma Amigos do Peito é uma entidade sem fins lucrativos formada por trabalhadores voluntários contra o câncer de mama que realizam várias ações, como a realização de campanhas promocionais e educativas, e apoio durante e após o tratamento do câncer ao paciente e seus familiares, capacitação de voluntários, encontro psico-terapêutico e visitas a pacientes nos hospitais e nas residências.

    O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, independente do nível de desenvolvimento do país. A idade continua sendo o principal fator de risco e as taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos, segundo o INCA.

    Para a detecção precoce e o diagnóstico da doença recomenda-se o exame clínico regular, com a realização da primeira mamografia aos 35 anos e mamografia anual a partir dos 40 anos. O auto-exame das mamas também é uma forma eficaz de rastreamento da doença. Embora recorrente nas mulheres, o sexo masculino também é acometido pelo câncer de mama.

    • Publicações4539
    • Seguidores284515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidores-do-tre-abracam-campanha-contra-o-cancer-de-mama/100131152

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)