Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Emissão da Certidão de Quitação Eleitoral pela internet está indisponível até 6 de novembro

    A Justiça Eleitoral informa que a emissão da Certidão de Quitação Eleitoral pelo portal de internet (www.tre-mt.jus.br) estará indisponível até o dia 6 de novembro. Até essa data, o cadastro nacional de eleitores está sendo abastecido com informações de comparecimento e ausência às urnas – referentes às Eleições Municipais 2016.

    O cidadão que, por qualquer motivo, precisar da Certidão de Quitação Eleitoral poderá obtê-la nas centrais de atendimento ao eleitor e/ou cartório eleitoral.

    Conforme disciplinado pelo § 7º do art. 11 da Lei nº 9.504/97, a Certidão de Quitação Eleitoral destina-se a atestar se no histórico do eleitor existe ou não restrições no que se refere a plenitude do gozo de direitos políticos; se o mesmo está ou não regular com o exercício do voto; e se, caso tenha sido convocado pela Justiça Eleitoral para auxiliar os trabalhos relativos às eleições, atendeu ou não a convocação. O documento também atesta a existência ou não de multas e se houve ou não apresentação de contas de campanha eleitoral – neste caso, para cidadãos que concorreram em pleitos.

    Para obter a certidão, o cidadão deve apresentar à Justiça Eleitoral o comprovante de comparecimento às unas nas Eleições 2016 e documento de identificação com foto.

    A partir do dia 7 de novembro a emissão da Certidão pela internet somente será possível se não houver divergência entre os dados informados e aqueles registrados no Cadastro Nacional de Eleitores e não existir restrição no histórico do eleitor solicitante (por exemplo, ausência não justificada às eleições).

    Além disso, todos os campos do formulário de solicitação devem ser preenchidos corretamente. Caso o sistema não emita o documento, o eleitor deve procurar um cartório ou central de atendimento ao eleitor para receber orientação quanto à regularização de sua situação.

    A validação da certidão emitida pela Internet (confirmação de autenticidade) poderá ser feita pelo órgão ou pela instituição onde for apresentada.

    Jornalista: Andréa Martins Oliveira

    • Publicações4539
    • Seguidores284516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações311
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emissao-da-certidao-de-quitacao-eleitoral-pela-internet-esta-indisponivel-ate-6-de-novembro/396324057

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)